quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia internacional da animação


Internacional da Animação
O evento acontece simultaneamente em 30 países
Neste 28 de outubro é celebrado o Dia Internacional da Animação e, pra comemorar, tá rolando uma mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais simultaneamente em mais de 300 cidades brasileiras e 30 países no mundo - tudo grátis!. Achou pouco? Pois esse é o maior evento do gênero a ser realizado no Brasil – mas já existe há oito anos acontece em nível mundial.
No Brasil, a agenda especial desta quarta terá projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas e conta com a participação do público, imprensa e profissionais da área durante todo o dia em várias cidades (entre no site e verifique a sessão mais perto de sua casa). No programa estarão 126 filmes selecionados de diferentes estados. Desse total, nove serão apresentados mundialmente. Participam do programa curtas brasileiros premiados, como “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D, e também os internacionais “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). A mostra oficial é exibida simultaneamente em todas as cidades às 19h30.
A escolha da data é um marco na história das imagens em movimento. No dia 28 de outubro de 1892 – ou seja, três anos antes do cinematógrafo ser “inventado” pelos irmãos Lumière - Emilie Reynaud realizou a primeira projeção de seu teatro ótico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção é considerada a primeira apresentação de desenhos animados do mundo. Ele construiu um brinquedo que fez muito sucesso, apesar do nome: o praxinoscópio. Dentro de uma latinha, ele colou uma tira de papel com desenhos de bichos e pessoas se movimentando. Ao rodar a latinha, os desenhos eram refletidos em fitas transparentes, e ganhavam vida. Depois, o praxinoscópio foi aperfeiçoado, e começou a usar jogos de espelhos para projetar as imagens. Como nosso olho só consegue registrar 12 imagens por segundo, o segredo desses brinquedinhos maravilhosos era criar sequências com mais imagens que nossos olhos conseguiam reter. Daí, a ilusão do movimento.
A ideia dos organizadores é celebrar essa arte fazendo com que o maior número possível de pessoas tenha contato com a animação. O envento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA, filiada à Associação Internacional de Animação - ASIFA, e seus membros espalhados por todo o Brasil. O patrocínio é do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura e da Petrobras, e com a parceria da Associação Internacional de Animação – ASIFA.
www.redebomdia.com.br

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog