quarta-feira, 13 de julho de 2011

LIVROS EM PDF-DIVULGUEM!PARA NÃO DESATIVAR.




Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....



Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

http://www.dominiopublico.gov.br/




Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes, conhecidos e alunos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!
principalmente aos nossos professores e alunos.


Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 22 de junho de 2011

História da Festa Junina e tradições






História da Festa Junina e tradições
Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balões



Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 25 de maio de 2011

DIA DA INDÚSTRIA(25-05)


Hoje é dia da indústria!

Várias empresas comemoram o dia da indústria com eventos reunindo todos os seus funcionários. Aproveitam a oportunidade para homenagear e premiar profissionais!

As indústrias começaram a surgir com a revolução industrial. Mas é que é isto afinal? A revolução industrial se deu a partir do invento da máquina a vapor, que permitiu a mecanização dos meios de produção. Vamos dar um exemplo, as tecelãs que fabricavam de forma artesanal tecidos, começaram a fazer uso de máquinas para a produção do mesmo.

Com isto, a quantidade e velocidade de produção cresceram muito, e assim, a produção que antes era artesanal, personalizada e em baixa quantidade, passou a ser padronizada e produzida em grandes quantidades. Isto permitiu comercialização de produtos não só na cidade onde era produzido, mas para outras cidades, países e até para outros continentes!

Atualmente existe uma quantidade enorme de indústrias. Elas são divididas em categorias, as principais são:

•Indústrias de bens de produção ou de base - São indústrias que transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para outras indústrias como, por exemplo, as indústrias siderúrgicas, que transformam o minério de ferro em aço, que por sua vez é utilizado em diversas indústrias.
•Indústrias de bens de capital ou bens intermediários - São indústrias que produzem máquinas, ferramentas e instrumentos para outras indústrias.
•Indústrias de bens de consumo - São aquelas que produzem produtos para o consumo final da população.
Os bens de consumos são divididos em dois:
•Bens de Consumo Duráveis - Indústrias de eletrodomésticos, móveis, automóveis, informática.
•Bens de Consumo Não-duráveis - Indústrias de alimentos, vestuário, bebidas, impressos.

Image and video hosting by TinyPic Agradeço a Smartkids que sempre me manda lindos conteúdos.

sábado, 21 de maio de 2011

A CARROÇA VAZIA




MEDITE NESTA MENSAGEM
Certa manhã o meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque.
Deteve-se subitamente numa clareira e perguntou-me:
- Além dos pássaros, ouves mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos e respondi:
-Estou a ouvir o barulho de uma carroça.
- Isso mesmo…! De uma carroça vazia !!! -disse o meu pai,
Perguntei-lhe:
- Como sabe que está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, é fácil! Quanto mais vazia está a carroça, maior é o barulho que faz.


Cresci e hoje, já adulto, quando vejo uma pessoa a falar demais, aos gritos, tratando o próximo com absoluta falta de respeito, prepotente, interrompendo toda a gente, a querer demonstrar que só ele é dono da verdade, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai a dizer:
- Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!



Livro Parábolas Eternas

Image and video hosting by TinyPic

domingo, 15 de maio de 2011

O tempo de Deus




Medite nesta mensagem



Os habitantes da Califórnia, EUA, têm mais um instrumento para se defender dos terremotos. Um moderno sistema eletrônico detecta o fenômeno e sua magnitude com dez segundos de antecedência, o que pode parecer pouco, porém, para quem tá acostumado a ser pego de surpresa, é um tempo significativo para salvar muitas vidas.

Mais uma vez, estamos diante do problema tempo. Na Antiguidade, com precisão e síntese, os gregos estabeleceram dois tipos de tempo: cronos, é o tempo das batidas do relógio, o que passa, na rapidez dos segundos ou na lentidão dos milênios, e kairós, o momento certo, o momento oportuno. No templo grego de Delfos, há a seguinte inscrição: “Espera o kairós”, isto é, aguarda o momento certo.

A fruta não pode ser colhida verde ou amadurecida demais. Para ela, também existe o momento certo, assim como para furar uma onda, marcar um gol ou revelar a alguém o nosso amor. Uma orquestra só funciona quando todos os músicos estão no momento certo. É a sinfonia da ocasião.

Nós agimos como se o tempo fosse inesgotável. Por isso a postura de que agora é cedo, ainda não é o momento ou amanhã eu entrarei em cena. Podemos ser surpreendidos, a cada momento, com a sentença: “Agora é tarde demais”. Vivemos apenas em decorrência do tempo cronológico, por isso contamos com horas, dias, semanas, meses, séculos...

O tempo de Deus é hoje. Hoje é a ocasião para sorrir, amar, agradecer e recomeçar. É a hora certa que se chama presente. Sem dúvida, é uma dádiva divina para nosso amadurecimento humano, afetivo e espiritual. O amanhã não é necessariamente um tempo de Deus. Pode nem mesmo ser um tempo cronológico, é apenas uma possibilidade. Não é prudente jogar nele todas as nossas “fichas”. Hoje é o momento certo.




Agradeço a minha cunhada e amiga pela linda mensagem

Layla Cristina, Deus abençoe.
Se for usar esta mens.reconheça e dê os devidos créditos.

Image and video hosting by TinyPic







domingo, 8 de maio de 2011

Parabéns todas as mamães

Image and video hosting by TinyPic






Esta é minha florzinha, Maria Fernanda
A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido. A única fonte de felicidade está dentro de nós, e deve ser repartida. A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste. Há só uma felicidade nesta vida, amar e ser amado. Pois o Bom da Vida é Ser Feliz!


Ame sua mãe enquanto tem vida,aproveite todos os momentos com ela,

pois amanhã você não sabe o que vai acontecer.

Por isso, viva o presente.
DEUS ABENÇOE TODAS AS MAMÃES.
www.Maynababy.com Gifs Animados

terça-feira, 3 de maio de 2011

Agradecimento da 3° Campanha de oração.




Obrigada a todos pelo carinho e pelo compromisso com Deus em oração, pelas famílias das crianças mortas em Realengo Rj,e pela menina Priscila.Joy me disse que o Senhor ja vem trabalhando na vida da priscila Fragoso Bueno.Deus abençoe todos que se empenharam nesta campanha.




Fiquem de olho que outras campanhas virão.




Betânia Lima


Para meditar

-Salmos 27:14 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.
-Salmos 33:20 A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.
-Salmos 31:24 Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.
-Salmos 62:5 O minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.












Image and video hosting by TinyPic

Pesquisar este blog